quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Dicas de Saúde para tentantes

Esse video fala sobre as vacinas que nós tentantes temos que tomar antes de engravidar!

Epero que gostem das dicas!





Agora que vocês ja sabem quais as vacinas que temos que tomar irão saber quais os exames que devemos fazer assim que decidimos ter um bebê para que ocorra tudo bem durante a futura gestação.

É sempre a situação ideal estar com o corpo em perfeitas condições antes mesmo de engravidar. Se puder, pense em fazer esse planejamento com bastante antecedência, de um ano até, para que as mudanças na sua alimentação e no seu estilo de vida possam já ter tido efeito.

Caso você já tenha algum problema de saúde, como epilepsia, asma ou diabete, é provável que tenha de modificar o tratamento antes de engravidar. De qualquer maneira, marque uma consulta com o médico que a acompanha pelo menos três meses antes de começar a tentar.

Antigamente, os casais faziam um check-up antes de casar, o chamado exame pré-nupcial, pois ficava implícito que eles iriam querer ter filhos logo depois do casamento. Os tempos mudaram e o procedimento saiu de moda, por isso vale o conselho para você marcar uma consulta com o ginecologista três meses antes de começar a tentar, mesmo que não tenha problemas de saúde prévios.

Assim, você terá tempo de fazer exames e tomar eventuais vacinas para garantir o melhor ambiente para o bebê que virá.

Histórico médico

"Quero começar a tentar engravidar." Você provavelmente vai sentir um friozinho na barriga quando disser essa frase para o seu ginecologista. Na consulta, o médico vai então avaliar se você tem algum problema de saúde, como diabete, lúpus, hipertensão ou depressão, e poderá fazer perguntas sobre sua alimentação e seu estilo de vida.

Também vale a pena mencionar eventuais problemas genéticos na sua família ou na do parceiro, como síndrome de Down ou fibrose cística.

O médico vai querer saber que tipo de método anticoncepcional você está usando e se você já teve algum problema menstrual, ovulatório, se já sofreu um aborto espontâneo, uma gravidez ectópica. Também vai perguntar se você já tem filhos, qual foi o tipo de parto e se você passou por alguma complicação.

Exames ginecológicos

Verifique qual foi o último exame de papanicolau que fez e mencione para o ginecologista. Durante a gravidez não se costuma fazer o exame de papanicolau, ele só volta a ser realizado seis meses depois do nascimento do bebê. Por isso vale a pena fazer antes de engravidar.

O médico pode pedir testes mais específicos depois do exame ginecológico, como o para detectar a presença da bactéria clamídia, que muitas vezes não apresenta sintomas, mas pode ser prejudicial à gravidez ou à sua fertilidade.

Exame de urina

Talvez o médico peça um exame de urina para detectar alguma possível infecção urinária. As infecções no trato urinário podem estar associadas a probemas como aborto espontâneo, baixo peso dos bebês ao nascer ou parto prematuro, por isso é sempre bom garantir que você não esteja com uma antes de engravidar.

Exames de sangue

O ginecologista deve pedir um hemograma completo para verificar se você está com anemia ou algum outro indicador alterado.

Dependendo da região do país, o médico pode pedir exames de sangue para detectar se você carrega genes para doenças como anemia falciforme (mais comum em negros), talassemia (mais comum em pessoas de ascendência mediterrânea, como descendentes de italianos) e doença de Tay-Sachs (mais comum em judeus), que podem ser transmitidos para o bebê. Um exame simples chamado eletroforese da hemoglobina identifica portadores de anemia falciforme e a talassemia (não é necessário um exame genético).

Nos exames de sangue o médico também pode verificar se você tem imunidade para doenças como hepatite B, rubéola, toxoplasmose e citomegalovirose. Entre os testes também haverá exames diagnósticos para sífilis e HIV/Aids. A detecção dessas doenças antes da gravidez é essencial para o médico poder acompanhar a gestação e o bebê direitinho.

Verificação da pressão arterial

Mulheres que têm pressão alta (hipertensão) correm mais risco de sofrer de pré-eclâmpsia durante a gravidez e de apresentar problemas com a placenta, por isso é bom controlar a pressão arterial antes de engravidar.

Vacinas

É possível prevenir malformações e até o aborto espontâneo, em alguns casos, com a vacinação. O exame de sangue detectará se você precisa ser vacinada contra a rubéola. Se o exame mostrar que você não tem imunidade para a doença (porque nunca teve rubéola ou nunca foi vacinada), deve tomar a vacina e esperar pelo menos um mês para começar a tentar engravidar.

Esse período de espera, que pode ser até maior, dependendo da recomendação do médico, é uma precaução, porque se imagina que o organismo precise de tempo para eliminar o vírus atenuado que foi administrado com a vacina. Não há provas científicas, porém, que associem a vacina a defeitos congênitos.
Se você nunca teve catapora, o médico pode recomendar que você se vacine contra a doença, porque ela pode afetar o bebê se você adoecer grávida. Outra imunização possível é contra a hepatite B, dependendo do resultado do seu exame de sangue, e talvez um reforço da vacina antitetânica, para não ter de tomar durante a gravidez.

Suplemento de ácido fólico

Defeitos na formação do tubo neural do bebê são evitados em grande parte com a suplementação de ácido fólico. A orientação é que mulheres que estejam pensando em engravidar tomem pelo menos 400 mcg de ácido fólico por dia, mantendo a suplementação até pelo menos a 12a. semana de gravidez.
É um comprimidinho que deve ser tomado uma vez ao dia. Ele não serve para ajudar a engravidar, e sim para evitar problemas no bebê.

É importante começar a tomar o suplemento antes porque a formação do tubo neural acontece muito no princípio da gestação, quando muitas vezes a gravidez ainda nem foi detectada pela mulher. Há profissionais que defendem até que toda mulher em idade fértil, mesmo que não esteja pensando em engravidar, tome o suplemento.

Em alguns casos, os médicos podem recomendar uma dose bem maior de ácido fólico, de 5 mg por dia.

Ajuda para parar de fumar, de beber ou de consumir drogas

Há inúmeras provas científicas de que o tabagismo, o consumo de drogas e as bebidas alcoolicas fazem mal tanto para o bebê quanto para a mãe, por isso o ideal é eliminar o hábito antes de engravidar.
O médico pode orientá-la a adotar um programa para abandonar o cigarro antes da gravidez. Se você bebe muito ou usa drogas, pense com carinho na possibilidade de procurar ajuda especializada antes de começar a tentar engravidar.

Esclarecimento de dúvidas

Na consulta com o ginecologista, aproveite para falar de qualquer outra preocupação que possa ter. Caso tome algum medicamento regularmente, veja se é preciso mudar a dose ou o tipo de remédio. Não deixe de mencionar outros tratamentos que esteja fazendo. Não é seguro, por exemplo, tomar drogas antiacne fortes durante a gravidez.

Determinados remédios aparentemente inofensivos também não são recomendados, portanto você precisará saber quais são eles para evitar tomar quando estiver tentando -- afinal, você pode já estar grávida sem saber.

Talvez o ginecologista prefira que você se consulte também com outro especialista para ajustar medicamentos ou esclarecer dúvidas.

Exames e aconselhamento genético

É pequeno o número de bebês que nasce com algum problema  fica entre 1 e 2 por cento. Mas você deve procurar aconselhamento genético se houver um histórico de doenças hereditárias na sua família ou na de seu parceiro.

Bjus Fertéis

Fonte: Babycenter

Videos sobre Gestação

Esses videos vão ajudar as mamães a saber como é o desenvolvimento de seus bebês em cada fase do desenvolvimento gestacional do feto.

Espero que gostem:















Bjus a todas

terça-feira, 29 de novembro de 2011

Quando posso fazer o teste de gravidez?

Durante conversas com outras tentantes no fórum do E-family sobre o tema, vejo que a maioria delas tem dúvidas sobre quando fazer o teste de gravidez. Então resolvi pesquisa e postar aqui no blog para ajudar outras tentantes  esclarecendo essa dúvida.

 O momento ideal para fazer o teste de gravidez depende de que tipo de exame você vai fazer. Há dois tipos: o teste de farmácia, que é feito com a urina, e o exame de sangue.

Os dois são eficazes porque medem a quantidade do hormônio gonadotropina coriônica humana (hCG), que só é produzido no corpo durante a gravidez, exceto em casos raros (determinados medicamentos para a fertilidade contêm o hormônio, por exemplo).

Os testes de gravidez de farmácia detectam a presença de hCG na sua urina. Dependendo da marca, um teste pode ser mais sensível que o outro. Os mais sensíveis conseguem detectar níveis de 20 IU/l de hCG na urina (outros detectam a partir de 50 IU/l).

Infelizmente, as embalagens dos testes vendidos nas farmácia não costumam especificar a sensibilidade do exame. Os testes mais sensíveis normalmente são mais caros, mas isso não é necessariamente regra.

Com os testes de farmácia mais sensíveis, é possível detectar a gravidez cerca de 12 dias depois da ovulação, ou seja, alguns dias antes de o atraso menstrual acontecer. O mais garantido, porém, é fazer o exame pelo menos a partir do primeiro dia de atraso (cerca de 14 dias depois da ovulação).

Se der positivo, de acordo com as instruções do teste, é praticamente certo que você está grávida. Se der negativo, talvez ainda possa estar. Pode ser que ainda não haja quantidade suficiente de hCG na urina para ser detectada pelo teste. Os níveis de hCG dobram a cada dois ou três dias, portanto, se a menstruação não aparecer, espere alguns dias e tente de novo.

O exame de sangue para detectar a gravidez pode ser de dois tipos: qualitativo ou quantitativo. O qualitativo diz apenas se você está ou não grávida (negativo ou positivo), como no teste de farmácia. O quantitativo mostra exatamente a concentração do hCG no sangue (os exames de sangue medem a subunidade beta do hCG, por isso às vezes são conhecidos apenas como "beta"). Os exames consideram grávida a mulher que tenha pelo menos 25 IU/l de hCG no sangue.

Se possível, peça para fazer o quantitativo, pois a informação sobre a quantidade de hormônio pode ser útil para seu médico.

O ideal é que o exame de sangue seja receitado pelo médico, mas boa parte dos laboratórios faz o exame mesmo sem pedido médico. O exame de sangue é mais preciso porque independe de outros fatores como a concentração da urina, por exemplo, nos testes de farmácia. Ele pode detectar a gravidez a partir de cerca de 12 dias depois da ovulação.

Atenção: Lembre-se de que cada organismo funciona no seu ritmo, e que quase sempre é impossível determinar o dia exato da ovulação. Pode ser que naquele mês você tenha ovulado mais tarde, e então a fabricação do hormônio, em caso de gravidez, também acontecerá mais tarde. Se a menstruação não vier, aguarde mais alguns dias e tente de novo. E não deixe de marcar uma consulta com seu ginecologista.

Bjus fertéis a todas as tentantes, e que seus positivos vnham em breve.

Fonte: Babycenter

Como cuidar do umbigo do bebê

A dica de hoje é sobre um assunto que aflinge as mães, principalmente as de primeira viagem.

Após lê esse artigo garanto que as dúvidas em relão aos cuidados do umbigo do bebê não vão existir mais, caso exista, não exite em questionar o seu médico.

Por que os bebês ficam com o coto do cordão umbilical?

O cordão umbilical ligava o bebê à placenta dentro do útero, e era o responsável pelo transporte dos nutrientes e do oxigênio necessários à sobrevivência dele.

Quando o bebê nasce, o cordão umbilical é cortado, num procedimento indolor, e um pedacinho (o coto) de 2 a 3 centímetros ainda fica ligado à barriga do recém-nascido.

Quanto tempo o cordão vai demorar para cair?

Entre 10 e 21 dias depois do nascimento, o coto umbilical vai secar, ficar preto e cair. No lugar dele fica uma pequena ferida, que leva de uma semana a 10 dias para cicatrizar.

O dia da queda do umbigo varia muito de criança para criança. Às vezes, o cordão pode demorar até mais do que 21 dias para cair, sem que haja maiores problemas. Em caso de demora, contate o pediatra da criança só para ter certeza de que tudo está correndo como o esperado.

O umbigo precisa de algum cuidado especial?

O coto umbilical tem de ser mantido limpo e seco para evitar infecções. Bactérias que vivem naturalmente em nossa pele podem provocar infecções no coto.

Em regiões sem condições de higiene, a contaminação do coto umbilical pode levar ao tétano, uma infecção muito perigosa para recém-nascidos.

Os médicos brasileiros costumam orientar as mães a passar um cotonete com álcool a 70% (vendido nas farmácias) no coto, em todas as trocas de fralda, e deixá-lo secar naturalmente. Você pode cobrir o coto com a fralda, quando ele estiver bem sequinho, mas não coloque nenhum tipo de faixa.

Lave sempre as mãos antes de cuidar do umbigo. Também lave as mãos antes e depois da troca de fralda.
Se o coto ficar sujo de cocô ou xixi, limpe-o bem com água e sabão ou só com água. Como o cocô do bebê é gorduroso, é melhor usar sabonete para eliminá-lo. Depois aplique o álcool.

Em outros países, o cuidado com o umbigo pode ser diferente. Em alguns, a orientação médica é de não passar nada no umbigo, nem álcool, para que ele seque mais rápido. Em outros lugares, a recomendação é de não molhar o coto, portanto não se dá banho no recém-nascido enquanto o umbigo não cai.

No Brasil, porém, os especialistas indicam o banho desde o primeiro dia de vida, sem problemas. Basta secar bem o coto e passar o álcool antes de fechar a fralda.

Está saindo do umbigo uma secreção que parece pus. É perigoso?

É normal que o coto tenha algum tipo de secreção amarelada, até parecida com pus, mas isso não significa que ele esteja infeccionado. A secreção pode ter um leve cheiro desagradável.

Também é normal aparecer um pouquinho de sangue na fralda ou na roupinha que tiver ficado em contato com o coto.

Se você estiver preocupada com a aparência ou com o cheiro do coto, peça para o médico dar uma olhada.

Com o que devo me preocupar?

Procure o médico se:

• O bebê tiver febre, ficar letárgico (quietinho demais), começar a mamar pouco ou parecer não estar bem.

• O umbigo e a área em torno dele estiverem inchados ou vermelhos.

• O coto umbilical ficar inchado ou com mau cheiro muito pronunciado (um pouco de cheiro menos agradável é normal).

O umbigo caiu, mas ficou uma feridinha. O que faço?

Depois que o coto cai, demora ainda entre sete e 10 dias para o umbigo cicatrizar completamente. Pode ser que apareça um pouquinho de sangue na fralda, o que é normal.

Continue limpando com o álcool 70%, várias vezes ao dia.

Às vezes, o umbigo leva mais tempo para cicatrizar, e pode aparecer uma carne esponjosa no local. Desde que não haja mau cheiro ou sinal de infecção, não há razão para se preocupar, esse tecido logo vai desaparecer.

Se o umbigo continuar sangrando, fale com o pediatra, porque ele pode cauterizar o local com nitrato de prata.

Depois que o coto caiu, o umbigo ficou alto. O que é isso?

Quando o umbigo da criança fica saltado, é provável que se trate de uma hérnia umbilical. As hérnias umbilicais são muito comuns e podem afetar até 20 por cento dos bebês. Normalmente elas não exigem tratamento e se resolvem sozinhas.

Converse com o pediatra do bebê. Ele vai acompanhar a hérnia nas consultas até depois do primeiro aniversário da criança, para aí sim decidir se é necessário algum tratamento ou não.
Nunca coloque nada sobre o umbigo do bebê para "deixá-lo para dentro".

Bjus

Fonte: Babycenter

Minha história

Em Dezembro desse ano faz um ano que não tomo mais o anticoncepcional, e desde Abril desse ano iniciei tratamento com minha GO, após a monstra ficar 3 meses sem vir pensei que poderia estar grávida, mas para meu engano eu não estava, a médica após tirar um transvaginal  passou utrogestan porque eu tenho o ovário esquerdo atrofiado, e o utrogestan iria me ajudar a segurar o bebê.
Em setembro desse ano após fazer alguns exames laboratoriais descobri que minha glicose estava alta, e glicose alta com gravidez não combina, a médica passou metformina 850mg, e ela disse que alem de baixar a minha glicose iria me ajudar a engravidar, nesse meio tempo eu já estava ovulando normalmente e meu útero estava com o endométrio com a espessura ideal para segurar o bebê graças ao utrogestan, pensei que dessa vez finalmente a minha tão sonhada gravidez iria chegar, para meu engano, mais uma vez meu positivo ainda não veio.
Fiz várias consultas e todo mês a GO acompanha a minha ovulação, essa semana finalmente o resultado do espermograma do marido saiu e deu tudo alterado, ele vai ter que iniciar tratamento, mas ele ainda esta resistente não querendo fazer o tratamento. Senti que meu mundo caiu e após esse resultado sinto que o meu sonho de ser mãe esta cada vez mais distante. Penso que às vezes só eu desejo esse filho porque meu marido às vezes fica mal humorado com o meu desespero de ser mãe, ele já tem uma filha, e é claro que ele não vai ficar preocupado se vai ou não ter um filho, afinal quem ainda não tem um filho sou eu e quem tem que ficar desesperada sou eu, como ele disse isso é um problema meu, eu gostaria que isso fosse um problema nosso, que agente passasse por esta angústia juntos, mas infelizmente não é assim.
Criei esse blog para desabafar tudo o que esta passando comigo e que estou sentindo, e também para no futuro mostrara esse blog para o meu filho para ele saber o quanto desejei ele e lutei para que ele venha ao mundo. Eu ainda não conheço o meu filho, a concepção ainda não aconteceu, ainda não conheço o rostinho do meu bebê, sonho com ele todos os dias e já o amo muito.
Filho (a) um dia vamos nos conhecer, eu vou cuidar de você  e te dar todo esse amor que guardo no meu coração.

O vídeo abaixo relata exatamente o que eu estou sentindo e passando no momento:


Bjus férteis a todas

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Infertilidade: como saber que há um problema



Comecei a tentar engravidar e está demorando. O que devo fazer?

Se você vem tentando engravidar por pelo menos um ano sem sucesso (ou seis meses no caso de ter mais de 35 anos), talvez você ou seu parceiro tenham algum problema e seja hora de falar sobre isso com seu ginecologista.

A questão da idade é muito importante, porque ela comprovadamente afeta a fertilidade. Depois dos 35 anos, você não deve perder tempo esperando.

A primeira coisa que o médico vai fazer é conversar bastante para saber o histórico de saúde dos dois e depois provavelmente pedirá uma série de exames.

Para a mulher, alguns dos testes iniciais são:

• papanicolau (se já não foi realizado no último ano)

• exame de sangue para checar imunidade contra rubéola, doença que pode provocar defeitos no feto se adquirida nos três primeiros meses de gestação

• exames para detectar a clamídia, uma doença sexualmente transmissível que pode causar obstruções nas trompas (tubas uterinas). Pode ser exame de urina, sangue e conteúdo vaginal

• exame de sangue para conferir a ovulação (geralmente feito sete dias antes da data prevista da menstruação)

• exame de sangue durante a menstruação para medir desequilíbrios hormonais

• histerossalpingografia (HSG): um contraste é injetado através do colo do útero e depois é feito um raio X para observar possíveis obstruções ou outras anomalias nas trompas e no útero

Para o homem, alguns dos testes iniciais são:

• espermograma

• exame de urina ou sangue para clamídia

Se os resultados desses exames forem normais, o médico poderá recomendar então algumas mudanças de estilo de vida para o casal, assim como mais um período de tentativas. Se os exames mostrarem alguma alteração, o mais possível é que ele os encaminhe para um especialista em fertilidade ou uma clínica.

Qual é o próximo passo?

O casal e o especialista em fertilidade viram uma espécie de equipe, trabalhando junto para descobrir pistas sobre o problema que está dificultando a gravidez. Os sistemas reprodutivos feminino e masculino são extremamente complexos, mas os especialistas são treinados para desvendar e, com um pouco de sorte, consertar quaisquer anomalias nessas incríveis máquinas.

Tenha paciência para responder a dezenas de perguntas bem detalhadas sobre sua menstruação, incluindo quando ela veio pela primeira vez, quanto tempo dura seu ciclo, qual a intensidade de sangramento e se você sente ou não dor antes ou durante o ciclo.

O médico fará também muitas perguntas sobre sua vida sexual, como se já teve alguma doença sexualmente transmissível, com que frequência mantém relações sexuais ou se usa ou não lubrificantes.
Não se sinta invadida, já que tudo isso é essencial para traçar um quadro completo da sua saúde e sexualidade, a fim de determinar por que o bebê não vem.

Pensando nisso, procure um especialista com quem se sinta bem confortável para se abrir e não deixe de falar de antemão sobre custos, assim você não correrá o risco de gostar do profissional e depois não ter como pagá-lo por um possível tratamento. Alguns casais optam por marcar horários separados para cada um dos parceiros ter um pouco de privacidade para discutir temas que não se sintam tão à vontade de falar na frente do outro.

Quais são os exames dessa fase de investigação?

É possível que o especialista em fertilidade repita alguns dos exames mencionados acima e peça alguns outros mais complexos. Saiba que muitos deles precisam ser realizados na parte inicial do ciclo menstrual, em dias bem específicos, então a mulher frequentemente tem que acabar abrindo espaço na agenda para fazê-los em horários nem sempre convenientes.

Para as mulheres os exames podem incluir:

• ultrassonografia: para checar se útero, trompas e ovários estão saudáveis

• acompanhamento do desenvolvimento de folículos: através de uma série de ultrassons, os médicos verificam se os óvulos estão amadurecendo conforme o esperado dentro dos ovários

• histerossalpingografia (HSG): um contraste é injetado através do colo do útero e depois é feito um raio X para observar possíveis obstruções ou outras anomalias nas trompas e no útero

• laparoscopia: uma pequena câmera é introduzida no corpo para procurar obstruções nas trompas, num procedimento que chega a ser cirúrgico

• histeroscopia diagnóstica: também utiliza uma pequena câmera para analisar problemas na região uterina
• biópsia de endométrio: o médico pode retirar uma minúscula amostra de tecido da parede que reveste o útero, o endométrio, para análise.

Para os homens os exames podem incluir:

• análise de sêmen: o esperma é analisado em microscópio para detectar anomalias

Quais são as nossas chances de realmente encontrar o problema?

Em muitos casos, mais de um fator leva a dificuldades de engravidar, e alguns deles são mais complicados de detectar do que outros, com isso um diagnóstico final nem sempre é possível.

Em cerca de 20 por cento das situações, os exames não revelam nada de errado com nenhum dos parceiros. Os médicos chamam isso de "infertilidade sem causa aparente" (Isca), o que pode provocar grande ansiedade nas pessoas. Mas mesmo esse tipo de caso pode ser resolvido com tratamentos como uso de medicamentos especiais e técnicas de reprodução assistida.

Além do mais, há sempre a possibilidade de você continuar tentando engravidar e acabar conseguindo naturalmente, especialmente se for jovem.

A verdade é que lidar com tantas incertezas, exames e procedimentos médicos é duro e frustrante, então às vezes o melhor remédio é dar mesmo um tempo para se recuperar emocionalmente. 

Fonte: Baby Center

Como dar Banho de Balde no seu Bebê com o Tummy Tub

Essa dica vai ajudar principalmente as mamães de primeira viajem a dar banho no seu bebê após a massagem Shantala.

Como funciona o banho de balde no bebê e quando ele pode ser adotado?

Não existe contraindicação ou uma idade certa para começar a dar banho de balde no bebê, mas às vezes é melhor esperar até o segundo ou terceiro mês de vida, quando os pais já desenvolveram segurança e habilidade suficientes para fazê-lo sem risco de machucar a criança.

Outra vantagem a partir dessa idade é a melhora do tônus do pescoço, facilitando o banho e o relaxamento.

O uso do balde ou "ofurô" parece funcionar porque deixa o bebê aconchegado, bem apertadinho e envolto em água morna, como se estivesse novamente em posição fetal dentro do útero materno.

É importante lembrar, contudo, de nunca deixar uma criança no balde sem um adulto por perto

Veja abaixo um video que ensina como você dar um banho de balde no seu bebê:




Bjus

Fonte: Baby Center

domingo, 27 de novembro de 2011

Massagem Shantala: Método de massagem para o bebé passo-a-passo

A massagem Shantala so pode ser feita depois de 1 mês de vida do bebê!

Fortalecimento do Vínculo


A Shantala, método de massagem especialmente desenvolvido para o bebê, é uma arte de dar e receber amor. Foi inspirada no livro Shantala, do obstetra francês Dr. Frederick Leboyer. Ele deu esse nome em homenagem à mulher que o encantou com a força e a beleza de um momento de amor e troca com o seu bebê.

O principal objetivo dessa milenar massagem indiana é ampliar os momentos de contato com o seu filho e fortalecer o vínculo entre vocês. Portanto, não se preocupe demais com a técnica. Cada bebê é um indivíduo e o seu sinal de satisfação é o melhor indício para saber se os movimentos estão adequados.
A única recomendação é fazer a massagem em seu bebê somente se você estiver se sentindo tranquila e relaxada.

Preparativos

1. Antes de começar o método Shantala, você vai precisar de:

- Um produto emoliente (como um óleo) de uso exclusivo infantil e dermatologicamente testado*;

- Uma toalha para apoiar o bebê;

- Uma fralda de pano seca para remover o excesso do produto, se necessário.

*Você pode usar o Óleo Vegetal para Higiene da linha Natura Mamãe e Bebê, que facilita o deslizamento das suas mãos pela pele do bebê. Não utilize-o no rosto, nem nas mãos do seu filho.
2. O bebê deve estar totalmente despido e o quarto, aquecido, para que ele não sinta frio em nenhum momento.
3. Procure uma posição confortável para vocês dois: fique em pé e massageie o bebê sobre o trocador ou, se preferir, sente-se na cama ou no chão e coloque seu filho sobre suas pernas ou a sua frente.
4. Antes de iniciar a massagem, aqueça suas mãos, friccionando uma na outra.
Passo-a passo da Masagem Shantala:
Clique nas imagens para ampliar e ler











Fonte: Site Mamãe e Bebê

8 Dicas para Engravidar

Aqui preparamos 8 dicas quentes que vão te ajudar a engravidar, prepare-se para realizar o sonho de ser mãe.

Dica para engravidar 1: A hora certa.
As relações devem ser feitas durante o período fértil e em dias alternados, ou seja, um dia sim e outro não. O período fértil da maioria das mulheres é entre o 12º e 15º dia do ciclo menstrual.

Dica para engravidar 2: Tá quente!
As relações devem ser feitas, de preferência, no momento em que a temperatura corporal da mulher estiver mais alta. Para descobrir isso, deve-se verificá-la sempre nos mesmos horários, usando um termómetro.

Dica para engravidar 3: Sem cremes.
A mulher deve evitar o uso de cremes vaginais durante o período fértil, pois isso dificulta a locomoção dos espermatozóides.

Dica para engravidar 4: Fogo nele!
Se a mulher deixar o seu marido muito excitado antes da relação, fará com que ele ejacule com maior intensidade, aumentando assim, o volume de esperma.

Dica para engravidar 5: Segura.
A mulher deve procurar não fazer limpeza vaginal e nem urinar logo após o ato sexual, pois isso diminui a quantidade de espermatozóides em sua vagina.

Dica para engravidar 6: A ducha…
Faça uma duchinha intima antes da relação sexual com bicarbonato de sódio (1 colher de café para 1 litro de água).

Dica para engravidar 7: Boca fechada.
Na época de ovulação evite comer muito para não criar acidez na vagina.

Dica para engravidar 8: Melequinha firmeza
Observe o muco: quando notar que o muco apareceu, pegue-o e estique. Se o seu muco se romper com facilidade é que você ainda não esta ovulando, mas se ele esticar e não arrebentar, significa que você está ovulando e pronta para ter filho.

Caso não obtenha sucesso em engravidar por um período considerável, procure um médico. Mas não se preocupe, isso não significa que você seja estéril. Hoje existem diversos tipos de tratamento para infertilidade.

Fonte: Gestantes.Net

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Essa dica vai para as mamães que estão grávidas

Mitos e verdades da gravidez

Você escuta tanta coisa que fica sem saber no que acreditar. Guilherme Loureiro Fernandez, chefe do Setor de Medicina Fetal e do Departamento de Ginecologia e Obstetrícia da Maternidade Neomater, diz o que é conversa e o que deve ser levado a sério.

Quando o bebê é grande, precisa nascer de cesárea?

Mito. É claro que o peso do bebê às vezes influi na escolha adequada da via de parto, porém isso não é uma regra. É necessário antes fazer uma avaliação adequada da pelve materna (bacia) e também das condições psicológicas da gestante.

Depois de uma cesárea, não se pode mais fazer parto normal?

Mito. Após uma cesárea é recomendado, caso o parto transcorra por via vaginal, que se faça uso do fórceps, que em mãos experientes é uma importante ferramenta de auxílio. Porém, é verdade que a maioria dos obstetras prefere realizar cesárea se a paciente já passou por uma anteriormente.

Você precisa se livrar de seu gato se estiver grávida?

Mito. Os gatos de origem doméstica, que não circulam pelas ruas, têm uma pequena chance de transmitir a toxoplasmose. Se seu gato for "vagabundo", é melhor pesar o risco-benefício.

Não pode tomar nada diet durante a gravidez?

Meio mito, meio verdade. Não é bem assim, tudo depende da qualidade do adoçante utilizado. Informe-se com seu obstetra.

Barriga pontuda é menino, e espalhada é menina?

Mito. Não existe qualquer estudo que comprove tal afirmação, porém é algo muito antigo que diverte as grávidas nas conversas com amigas e familiares.

Carnes cruas, ovos e peixes não devem ser consumidos durante a gravidez?

Meio mito, meio verdade. Depende do estado imunológico da paciente ante determinadas infecções, como a toxoplasmose, que é transmitida por carnes cruas ou malpassadas e de origem não muito bem determinadas.
É preciso passar bucha nos mamilos para não racharem?

Verdade. Mas isso é muito antigo e causa dor. Hoje, há produtos à venda em farmácias que protegem os seios de possíveis rachaduras.

Pele de grávida mancha se ficar exposta ao sol?

Verdade. Principalmente para quem tem pele clara. Depois da gestação pode ser bem difícil remover essas manchas, por isso é importante o uso de protetor solar.

Se existir um risco preto na barriga, vai ter um bebê bem moreno?

Mito. Toda gestante tem um risco preto na barriga desde a púbis até quase o estômago, que se chama Linha Nigra. Quanto mais morena for, mais escura fica essa linha, pois ela decorre do depósito de melanina nessa região. Por isso, é bom evitar tomar sol na barriga durante a gravidez, porque isso dificultará o clareamento dessa linha depois do parto.

Seu cabelo voltará ao normal?
Verdade. O efeito da gestação nos cabelos é imprevisível. Algumas mulheres que têm cabelo liso ficam com eles mais ondulados. E vice-versa. E não adianta muito tentar tratá-los nessa fase, melhor aceitar a mudança. Depois do parto, você vai ter uma grande queda dos fios de cabelo, devido à baixa de hormônios. Mas, dentro de um ano, tudo deve voltar ao normal.

Cabeça feita

Colher informações, ser prática, trocar de médico, escolher o tipo de parto, preparar o quarto, o enxoval podem parecer tarefas fáceis - mas não são, principalmente para quem está grávida. A razão disso é que esse é um período muito delicado na vida da mulher, em que ela se defronta com os próprios conflitos infantis, conscientes e inconscientes. "Ela vive um estado fusional com o embrião e, com isso, uma remota e constante lembrança do próprio início de sua vida. É uma possibilidade de, vivenciando novamente essa fase, poder reparar o passado e compreender as necessidades do recém-nascido. Por isso, a gestante fica mais sensível a questões existenciais. A vinda do bebê a modifica muito, ela sai do papel de filha para entrar no lugar de mãe, e isso provoca um abalo em sua identidade", explica Ângela Clara Correa, psicóloga e diretora técnica da UNIRE (empresa de treinamento profissional que capacita babás e recreadores infantis, por exemplo), e mãe de Vinícius. Nessa reviravolta emocional, o pré-natal fará com que a grávida fique com os pés no chão, aja racionalmente, não se perca em fantasias. Há os exames que ela precisa fazer, as roupinhas que tem de providenciar, as vitaminas que deve tomar. Tudo isso ajuda a gestante a manter a "casa em ordem".

Fonte:  Revista Pais e Filhos Online

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Prolactina Alta

Bom dia Meninas,

Hoje vou falar sobre um hormônio que é produzido durante a gravidez e amamentação dificulta uma nova gestação.Para saber se o nível de prolactina esta alto é só realizar um exame sanguíneo em laboratório. Estou tentaando engravidar sem sucesso a exatamente 1 ano, fiz um exame de prolactina por conta própia e mostrei para minha GO, e para meu espanto a minha prolactina esta alta (58dn/ml), então ela receitou Parlodel 2,5 mg 1 comprimido 2 vezes ao dia.

Mas o que é prolactina? O que causa o aumento da prolactina? porque ela atrapalha engravidar?

Prolactina - é um hormônio secretado pela adenoipófise que estimula a produção de leite pelas glândulas mamárias e o aumento das mamas. O aumento de produção da prolactina provoca a hiperprolactinemia, causando nas mulheres alteração menstrual e infertilidade. No homem, gera impotência sexual por prejudicar a produção de testosterona e também o aumento das mamas (ginecomastia).



Prolactina alta causa infertilidade


A causa mais comum de hiperprolactinemia (aumento do nível sérico da prolactina fora da gravidez) é uso de medicamentos, em especial os anticoncepcionais orais combinados e as drogas antipsicóticas do grupo dos antagonistas da dopamina (principal neurotransmissor envolvido na inibição da secreção de prolactina). Adenomas secretores da hipófise, lesão da haste hipotalâmica (as quais impedem a inibição pela dopamina) e hipotireoidismo também são causas da síndrome. Ainda, a hiperprolactinemia faz parte da síndrome dos ovários policísticos.

A prolactina alta atrapalha engravidar, porque ele é o horminio liberado quando você esta grávida ou amamentando ele impede que haja ovulação para que não haja uma nova gestação. Por isso é importante fazer a medição de prolactina quando você esta tentando engravidar e não consegue, talvez sua prolactina esteja alta e seja por isso que você não consegue o seu tão sonhado Bebê. É muito importante que você não se automedique, caso sua prolactina esteja alta procure um médico que ele vai te indicar qual o tratamento certo para você

Bjus fertéis.

terça-feira, 22 de novembro de 2011

Dicas para aumentar a fertilidade

Tome o seu tempo para se sincronizar. Há uma maior chance de engravidar pouco antes ou depois da etapa da ovulação do ciclo menstrual. Se quer determinar esses dias, pode fazer um simples cálculo.
Se o seu ciclo durar 28 dias - a média feminina - e o seu primeiro dia de menstruação foi no dia 28 de dezembro de 2004, a provável data de ovulação é a 11 de janeiro de 2005.
Se o seu ciclo menstrual é de mais de 35 dias, menos de 21 dias ou irregular, você deve consultar o seu médico.

Coma melhor para poder engravidar. Cerca de 12% dos casos de infertilidade são resultado de mulheres que pesam muito ou pouco.
Coma mais frutas frescas e hortaliças, que lhe darão, com menos calorias, os nutrientes que o seu corpo necessita para engravidar.

Elimine o álcool, que pode ter efeitos nocivos à concepção e ao feto.
Os transtornos da alimentação, como anorexia, bulimia ou ingestão compulsiva podem prejudicar as probabilidades. As dietas muito rígidas ou excessivamente restritivas podem ser nocivas à fertilidade.

Dicas para aumentar a fertilidade



Inspire fundo e relaxa. O relaxamento é importante para a sua saúde e poderia ajudá-la a conceber.
Algumas mulheres afirmam que só ficaram grávidas quando aprenderam a relaxar. Embora não haja evidências sólidas de que o relaxamento leve à gravidez, aprender a relaxar servirá para diminuir o stress e a ansiedade.

Para começar, pode praticar actividades que ajudam a relaxar como: ioga, o tai chi ou meditação. Tente fazer um relaxamento muscular progressivo: contraia progressivamente um músculo e depois relaxe, começando pelos dedos dos pés e subindo, ou pela cabeça e descendo. Além disso, há técnicas específicas de relaxamento, como exercícios respiratórios.
Melhore a sua aptidão física. Há indícios de que o exercício moderado pode ajudar a engravidar, já que ajuda a reduzir a gordura corporal, que mantém uma clara conexão com as hormonas e a fertilidade. Cerca de 30% do estrogénio vem das células adiposas; logo, se há pouca gordura ou em excesso, pode-se alterar o equilíbrio hormonal, diminuindo as probabilidades de concepção. O exercício moderado e regular pode queimar o excesso de gordura, reforçando sua fertilidade, a sua saúde cardíaca e os seus níveis de energia.
Se não faz exercício regularmente, comece gradualmente para tentar fazer com que a actividade física se torne parte de sua rotina diária.
Depois, poderá adoptar uma rotina de exercício regular.

Trinta minutos ao dia, 4 ou 5 dias por semana, pode fazer uma diferença nos seus níveis de gordura.
Cuidado com os excessos, o exercício excessivamente vigoroso também pode afectar a sua fertilidade. Os exercícios de baixo impacto são ideais, como caminhada.
As melhores posições sexuais. Para ficar grávida, os espermatozóides devem ser depositados o mais próximo possível do colo uterino da mulher. Há certas posições sexuais que podem ajudar. Os especialistas recomendam evitar sexo em posições contrárias à gravidade, já que diminui a probabilidade de os espermatozóides chegarem ao colo do útero.
Evite fazer sexo sentada, de pé ou por cima do homem. Uma posição ideal é a do homem por cima da mulher, porque ela permite que a penetração seja mais profunda. Outro modo de aumentar a exposição do colo aos espermatozóides, é manter relações deitados, um ao lado do outro.

Há estudos que sugerem que o orgasmo feminino é importante, porque as contracções que o acompanham podem ajudar a levar os espermatozóides para mais perto do colo

Fonte: Agência EFE

sábado, 19 de novembro de 2011

O que fazer para a ansiedade não atrapalhar você engravidar

Boa noite,
Este artigo vai ajudar a nós treinantes a controlar a ansiedade para não atrapalhar que nosso positivo venha logo.
Para as mulheres acima dos 35, o período de espera deve ser um pouco mais curto, já que a fertilidade declina com a idade. “Nesse caso, o ideal é esperar só até seis meses antes de buscar um tratamento”, disse Rodrigo Pagani, andrologista e professor do curso de pós-graduação em Infertilidade Humana do Instituto de Ciências da Saúde (ICS).
2) Aproveite o período fértil
A mulher ovula uma única vez a cada mês, durante o período fértil. Então, o ideal é que o casal que deseja engravidar mantenha relações em dias alternados durante esse período. “Alternar os dias é uma boa estratégia para melhorar a qualidade do sêmen. Como o óvulo sobrevive 24 horas e os espermatozóides, 72 ou mais, ainda que a ovulação ocorra um dia antes da relação sexual ou um dia após, a fecundação será possível. Além disso, as relações sexuais em dias alternados diminuem o estresse e a perda da espontaneidade entre o casal”, disse Amaral.
Para calcular o período fértil, determina-se o primeiro dia do ciclo como o primeiro dia da menstruação. Em um ciclo de 28 dias, a ovulação tende a ocorrer ao redor do 14º dia do ciclo. “Como regra, contam-se 14 dias a partir do primeiro dia do ciclo. O período fértil começa três dias antes do 14º dia e termina três dias após o 14º. Ou seja, a ovulação pode ocorrer desde o 11º dia do ciclo até o 17º”, afirma a ginecologista.
3) Controle a ansiedade
Conversar com um médico pode ajudar. “Na consulta, o casal terá a oportunidade de esclarecer dúvidas e acabar com certos mitos no que diz respeito à infertilidade”, disse Amaral. Adotar um hobby também é uma boa pedida. “A grande armadilha é mudar a vida e a rotina e passar a viver só em função da gravidez, centralizando todas as atenções nesse sonho. Buscar alguma atividade que lhe dê prazer, e que não esteja relacionada ao bebê, é uma medida para baixar o nervosismo”, afirma a psicóloga Luciana.
Ela sugere, ainda, a troca de experiências com outros casais, com o marido, e até mesmo com um profissional da área de psicologia, como medidas eficientes para aliviar a tensão tão comum no período. “É importante não guardar só para si os sentimentos. Falar sobre eles e compartilhar vivências vai fazer muito bem”, disse. Outra dica dos especialistas é apostar em atividades relaxantes, como a ioga e a meditação.
4) Adote hábitos mais saudáveis
“Tudo que é bom para o coração também é bom para a reprodução. Portanto, praticar exercícios físicos, manter uma alimentação equilibrada, não beber e não fumar são medidas indispensáveis para aumentar as chances de engravidar”, afirma o andrologista Rodrigo Pagani. O tabagismo, em especial, tem influência comprovada sobre a fertilidade de homens e mulheres. “O consumo excessivo de álcool também pode piorar a qualidade do sêmen”, disse o especialista.
5) Fique de olho na balança
Tanto o peso excessivo quanto a deficiência de gordura no organismo podem ter impacto sobre a fertilidade. “Mulheres obesas, assim como as anoréxicas ou as que praticam esportes e têm pouca massa gorda, podem demorar mais para conceber. Isso porque é comum apresentarem ciclos menstruais irregulares e desordens ovulatórias”, afirma Maria Clara. O homem que está acima do peso também pode sofrer com a diminuição na quantidade e na qualidade dos seus espermatozoides. A conquista do peso ideal ajuda, ainda, a melhorar a resposta caso o paciente precise se submeter a algum tratamento específico para a infertilidade. E ainda previne complicações durante a gravidez.
6) Consulte seu médico regularmente
Problemas de rotina, e que não costumam chamar tanto a atenção de homens e mulheres, podem estar atrapalhando a concepção e devem ser investigados o quanto antes. Um simples corrimento, por exemplo, pode levar até a obstrução das trompas. “Se ele for originado por doenças sexualmente transmissíveis, como as causadas pela clamídia e/ou pelo gonoco, há grandes riscos. Esses microorganismos podem ascender pelo trato genital, acometendo as trompas de falópio. E só um ginecologista terá condições de diagnosticar qual é o tipo de corrimento que está afetando a mulher, indicando seu impacto na fertilidade”, disse a ginecologista.
Outras patologias ginecológicas podem diminuir muito as chances de engravidar. “Os pólipos uterinos e os miomas, que acometem o interior da cavidade uterina, podem atrapalhar a implantação embrionária. Já a endometriose pode influenciar em diversos aspectos, piorando a qualidade e a quantidade dos óvulos, alterando o transporte tubário e até provocando a obstrução tubária”, afirma a médica.
No caso dos homens, infecções urológicas também podem influenciar a produção de espermatozoides. Daí a importância de agendar consultas de rotina, mesmo sem apresentar nenhum sintoma desagradável. No consultório, o casal também poderá solicitar mais alguns exames que ajudam a avaliar a fertilidade, especialmente se já suspeitam de algum problema. Fazer essa investigação logo no início pode ser uma medida para aliviar a ansiedade. “Normalmente, pedimos exames hormonais para o casal, espermograma para o homem, ultrassonografia e histerossalpingografia – um raio X contrastado da cavidade uterina – para a mulher”, afirma o andrologista. Assim, se houver necessidade, o casal começará a se tratar precocemente e evitará uma série de tentativas frustradas.
Bjus férteis a todas

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Varicocele: pode causar dificuldades para engravidar

Boa tarde Meninas.
Muitas mulheres não sabem mais muitas vezes a demora para engravidar pode não ser apenas um problema exclusivamente femenino, a varicocele é um doença que afeta a fertilidade masculina, talvez seja por isso que muitos casais após anos de tentativas sem sucesso   não conseguem uma gravidez  acabam descobrindo  que o homem tem essa doença.

O que é essa varicocele? Mas como descobrir que meu companheiro tem essa doença? Quais os sintomas da doença? Há tratatmento? Como funciona esse tratamento? A resposta para todos esses questionamento vão ser respondidas a partir de agora.


A variocele é causada pela dilatação das veias que drenam o sangue dos testículos. Podemos dizer que são varizes das veias testiculares. É um problema tão comumque acomete 15% da população jovem, sendo o pico de incidência entre os 15 e 25 anos.

Na maioria das vezes a variocele acontece no lado esquerdo da bolsa escrotal, acometendo o testículo esquerdo.Existe uma explicação bem simples para tal fato. Reparem na figura abaixo como hà diferença entre as veias testiculares direita e esquerda. Enquanto a direita desemboca na calibrosa veia cava um ângulo de 45º, a veia testicular esquerda drena para a veia renal esquerda, de menor calibre e com uma angulação de 90º, o que dificulta o escoamento do sangue.

Varicocele, ou varizes do testículo, consiste na dilatação anormal das veias testiculares, principalmente após esforço físico. Essas veias fazem parte do cordão espermático.

Sua dilatação pode dificultar o retorno venoso provocando disfunção testicular e piora da qualidade do sêmen. Embora seja uma das causas da infertilidade masculina, varicocele não provoca distúrbios da potência sexual. Geralmente congênita, aparece na maior parte das vezes na adolescência e quase nunca na infância.

Sintomas
A varicocele costuma ocorrer mais do lado esquerdo do escroto. Pode ser assintomática. Em alguns casos, causa dor, peso e/ou desconforto e pode comprometer a estética da região.
Diagnóstico
O próprio paciente ou seu médico podem notar a dilatação das veias no saco escrotal. Ultra-sonografia, ecografia testicular e cintilografia dos testículos são exames de imagem que auxiliam no diagnóstico.
Tratamento
A utilização de suspensório escrotal durante as atividades físicas e alguns medicamentos por via oral ajudam a melhorar os sintomas.
No entanto, se comprovada a relação da varicocele com a infertilidade, o procedimento cirúrgico é essencial. A cirurgia é simples, realizada sob anestesia raquidiana ou peridural. Através de dois pequenos cortes na região pubiana, é feita a ligadura das veias varicosas.
Recomendações
* Varicocele não é doença grave se tratada corretamente e no momento adequado. Como na maioria das enfermidades, diagnóstico precoce e controle médico periódico são fatores importantes para manutenção da qualidade de vida;
* Se a produção de esperma estiver comprometida pela varicocele, a cirurgia é a opção para corrigir a anomalia. Muitos casos de infertilidade masculina são resolvidos dessa maneira. Trata-se de uma cirurgia simples que requer curto período de internação e, em poucos dias, o paciente retoma suas atividades normais
Apos um ano de tentativas sem exito é importante que ambos procure um médico para afastar não so a suspeita da varicocele, mas também outras doenças que causam a infertilidade tanto masculina quanto feminina.
Bjus férteis a todas
Fonte:  Site do Dr. Drauzio Varela.

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Infertilidade

Lendo sobre o assunto vi um artigo em um portal de saúde e achei interessante então decidi compartilhar:


  • Casal Infértil
O casal infértil é aquele que, com mais de um ano de relações sexuais desprotegidas (sem uso de método anticoncepcional) e freqüentes, não conseguiu engravidar.
Incidência
Dez a 20% da população de casais tem problemas para procriar. A incidência de infertilidade é diretamente proporcional a idade da mulher. No Brasil existem cerca de 15 milhões de casais inférteis.
Grau
  • A infertilidade pode ser primária ou secundária:
 
  •  Infertilidade Primária:
 O casal nunca engravidou antes.
  •  Infertilidade Secundária:
 O casal já teve uma gestação anterior.
  • Causas
A infertilidade pode ser devido a:
 
  •  Causa feminina (aproximadamente 30%)
  •  Causa masculina (aproximadamente 30%)
  •  Causa mista - masculina e feminina (aproximadamente 30%)
  •  Infertilidade sem causa aparente (aproximadamente 10%)
  • Infertilidade Feminina
 
  •  Causa ovulatória:
 Quando não ocorre a ovulação. Nesses casos, geralmente o ciclo é irregular. A anovulação (ausência de ovulação) pode ser de causa central ou periférica.
  •  Causa Tubária:
 Quando as trompas têm funcionamento inadequado ou estão obstruídas. Pode ser secundária à infecção pélvica, após cirurgias na pelve ou endometriose.
  •  Causas uterinas:
 Alterações anatômicas do útero como septos, miomas, pólipos endometriais, infecções uterinas.
Investigação dos Fatores Femininos
  • Fator Ovulatório
 
  • Regularidade do ciclo menstrual
  •  Dosagem de progesterona na 2ª fase do ciclo
  •  Biópsia de Endométrio
  •  Pode haver indicação de outros exames hormonais
  • Fator Tubáreo e peritoneal
  •   Histerossalpingografia (Rx contrastado da cavidade uterina e trompas)
  •  Histerossonosalpingografia (Avaliação da permeabilidade tubária por método ultrassonográfico)
  •  Videolaparoscopia
  • Fator Uterino
  •  Histerossalpingografia
  •  Histeroscopia (visualização da cavidade uterina)

Infertilidade Masculina
  • Avaliação
  •  História de gestações anteriores
  •  Consulta com urologista 
  •  Espermocitograma
Valores normais do espermograma segundo os critérios da Organização Mundial da Saúde
 
Volume: 1,5 - 6 ml
ph: 7 - 8
Concentração: > 20 milhõe/ml
Motilidade: > 50%(a + b) > 25% (a)
Morfologia: > 30% normais
Vitalidade: > 50%
Leucócitos: 1milhão/ml
  • Infertilidade Sem Causa Aparente
Sempre que os ciclos forem ovulatórios, o espermograma normal e as trompas tiverem função adequada, estaremos frente ao diagnóstico de Infertilidade Sem Causa Aparente.
Tratamentos
Os tratamentos são dirigidos à causa da infertilidade. Seu médico, após a investigação poderá lhe orientar sobre as diversas possibilidades terapêuticas.
  • Fatores Prognósticos nos Tratamentos para Infertilidade 
  
  •  Idade da mulher:
 Provavelmente é o fator prognóstico mais importante para o sucesso dos tratamentos. Mulheres após os 40 anos apresentam diminuição significativa da fertilidade.
  •  Tempo de infertilidade:
 O prognóstico é melhor quando existe menos de 3 anos de infertilidade, principalmente naqueles casais com infertilidade sem causa aparente.
  •  Infertilidade secundária:
 São casos considerados de melhor prognóstico quando o casal já tem filhos.
Fonte: ABC da saúde

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Importância do ácido fólico antes de engravidar



Quando o casal decide que esta na hora de ter um filho, após  sonhar como vai ser a  gestação,  é importante que a futura Mamãe tome alguns cuidados: 

  1. Faça exames para saber como esta a saúde do casal, para que não haja complicações para se conseguir uma gravidez;


  1. Marque uma consulta com seu(a) Ginecologista, ele(a) vai esclarecer as suas dúvidas e também saber se seu sistema reprodutor esta funcionando como deveria;

Quando você toma anticoncepcional por muito tempo o ideal é começar a tomar ácido fólico com uma antecedência de pelo menos três meses, esse também é o tempo que os hormonios do anticoncepcional leva para sair do seu organismo, caso você nunca tenha feito uso de anticoncepcionais você tera que esperar os três meses para que o ácido fólico haja em seu organismo.


Mas porque tomar ácido fólico é tão importante?

"O ácido fólico é um derivado da vitamina B, essencial para o desenvolvimento do feto. Os médicos não aconselham engravidar com o nível desta vitamina abaixo do normal. Pesquisas recentes indicaram que uma suplementação alimentar tomada no período pré-gestacional e até que se completem 12 semanas de gravidez diminui o risco de malformação do sistema nervoso da criança".

E o sistema nervoso da criança forma-se na concepção, como é muito dificil você descobrir o dia exato da concepção é importante iniciar tratamento com ácido folico três meses antes de engravidar, para que caso você tenha uma defiência dessa vitamina o tratamento possa reverter isso.

Se você ja estiver grávida e não estiver tomando ácido fólico comece a toma-lo até a 12 semanas de gestação.

Você vai evitar que seu bebê nasça assim


Vitamina reduz o risco cardíaco e de doenças psiquiátricas

Um estudo realizado pela Associação Americana do Coração, e publicado na revista Circulation, revelou que existe uma estreita relação entre o consumo de ácido fólico e a diminuição nos níveis de homocisteína, aminoácido sintetizado pelo organismo que, ao não ser bem metabolizado, converte-se em importante fator de risco para aterosclerose (placas de gorduras que bloqueiam as artérias). Junto com as vitaminas B6 e B12, o ácido fólico participa do metabolismo da homocisteína. Evidências epidemiológicas indicam que o excesso de homocisteína colabora para o aparecimento de doenças cardiovasculares e tromboses arterial e venosa, as quais podem se agravar e até acabar provocando um infarto. Segundo o estudo, o papel do ácido fólico vai mudando conforme as etapas da vida. Na idade escolar, a sua carência pode levar à anemia nutricional. Nos adultos mais idosos, como o ácido fólico tem efeitos sobre o sistema nervoso central, o baixo consumo dessa vitamina ou os baixos níveis podem agravar problemas neuropsiquiátricos.

Propriedades da vitamina

Funções:
divisão celular e transmissão de traços hereditários, formação e maturação dos eritrócitos e leucócitos.

Fontes: espinafre, vegetais de folhas verdes, fígado, levedo de cerveja, cenoura, gema de ovo.

Deficiência: diminuição do crescimento, anemia megaloblástica e outros distúrbios sangüíneos, glossites e distúrbios no trato gastrointestinal.

Excesso: interfere na ação farmacológica de drogas anticonvulsivas

terça-feira, 15 de novembro de 2011

10 dicas férteis para engravidar

1 - Olho na saúde
O primeiro passo para usar a fertilidade a seu favor é observar se está tudo bem com o organismo. Verifique se anda sentindo algum incômodo, dores que até então não chamaram a atenção, mudanças bruscas de peso ou de humor. Comente com o médico. Sintomas como esses, por exemplo, podem indicar uma disfunção da tireóide, que compromete as chances de engravidar. Atenção também com as doenças sexualmente transmissíveis. Muitas vezes elas passam despercebidas, não são tratadas e também podem dificultar a gravidez.
2 - Acerte o passo com a natureza
Saber das manhas da fecundação também a favorece. Um espermatozóide sobrevive de três a quatro dias no corpo da mulher. Mas o óvulo tem vida menor, cerca de 12 horas. Se o gameta masculino chegar ao organismo feminino antes do dia da ovulação, aumentam as chances de concepção. Aí começam os problemas, porque a ovulação, na teoria, acontece no 14o dia do ciclo menstrual, mas na prática é difícil saber o dia exato. Então, é melhor ter relações todos os dias nesse período? Não, porque a quantidade de espermatozóides diminui com a freqüência de ejaculações. É preciso encontrar um equilíbrio. Os médicos aconselham manter relações sexuais dia sim, dia não pelo menos nas duas semanas que antecedem a ovulação.
3 - Aposte nas vitaminas
O ácido fólico, bem como outras vitaminas encontradas em complexos específicos para gestantes, previne malformações no feto porque melhora a qualidade do óvulo e diminui a ocorrência de problemas em sua divisão celular e implantação no útero, depois de fecundado. Os suplementos, também receitados para os homens, ainda favorecem a motilidade e a qualidade dos espermatozóides, dando-lhes mais energia. Peça orientação ao médico sobre o que tomar.
4 - Diminua o cigarro
O ideal mesmo é parar de fumar. Nas mulheres, o cigarro pode afetar a produção de hormônios importantes para o equilíbrio do organismo, como o estrógeno. O déficit desse hormônio, por exemplo, interfere no amadurecimento dos folículos, que serão os futuros óvulos, e no desenvolvimento destes, mais tarde. Os homens que fumam podem ter espermatozóides com um menor potencial de fertilização, pois a nicotina prejudica sua morfologia.
5 - Evite o álcool
Tomar uma garrafa de vinho ou cinco doses de outra bebida alcoólica destilada por semana pode reduzir até 40% a chance de uma gravidez. Isso porque o álcool interfere tanto no funcionamento do ovário, desregulando o ciclo menstrual, quanto no dos testículos, que vão produzir espermatozóides de má qualidade. Sem falar no efeito negativo que pode causar no desempenho sexual.
6 - Fuja das drogas
Naturais ou sintéticas, como a maconha e os anabolizantes, as drogas não combinam com o desejo de engravidar. Assim como o álcool, atuam nos ovários e nos testículos, afetando a qualidade dos gametas produzidos. Os efeitos colaterais também não têm nada a ver com sexo.
7- Equilibre a balança
Aqui não é somente uma questão de números, mas de vida saudável, já que um estilo desregrado de alimentação geralmente leva ao excesso de peso, que resulta na alteração da produção de hormônios sexuais importantes para a ocorrência de uma gestação. Evite frituras, gorduras e doces, e faça exercícios. Uma boa corrida a dois no parque pode até ser bem afrodisíaca...
8 - Seja flexível
Não acredite só no que é cientificamente comprovado. Confira também dicas populares. Uma delas: se logo depois de uma relação, a mulher continuar deitada na cama, relaxando, as chances de engravidar aumentam. Vale até tirar uma soneca. Se colocar um travesseiro no quadril para se manter mais elevada, é melhor ainda. O que não pode é levantar, ir tomar banho, etc. Pouquíssimos médicos assinam embaixo, mas não custa tentar. Mal não faz.
9 - Fique zen
Bem, depois de seguir as orientações anteriores, só falta relaxar. Sim, porque o estresse ou ansiedade, segundo a experiência dos médicos em consultórios, altera, sim, a fertilidade. Pense que, no mínimo, quem está estressado vira para o lado e dorme. Apele para meditações, aromaterapia, danças havaianas. O importante é relaxar.
10 - Invista nos chamegos
E relaxada você estará mais propensa a criar clima de romance com o parceiro. Porque, lógico, quem quer engravidar precisa transar. Muito. Do contrário, de nada adiantou ler tudo isto.

Fonte: Revista Crescer