quinta-feira, 27 de agosto de 2015

Depoimento sobre a histerossalpingografia

Fotos de uma histerossalpingografia (internet)
Olá tentantes!!!

Apesar do nome complicado, a histerossalpingografia é um exame relativamente simples (pelo menos para mim foi)!

A histerossalpingografia é um exame de radiografia usando-se contraste, para verificar as condições anatômicas dos órgãos reprodutores femininos: útero e tubas. Ele é feito no Brasil desde a década de 1960. 

A histerossalpingografia é um exame normalmente realizado para verificar se há alguma anomalia no útero ou nas trompas de pacientes que apresentam dificuldade para engravidar, mas também pode ser feito para investigação de outros problemas ginecológicos ligados à anatomia do útero e das trompas. Se a anatomia estiver muito alterada, poderá haverá haver problemas para conseguir ter um bebê. 

O exame é feito em um aparelho de raio-X associado ao uso de contraste. O contraste, normalmente composto por iodo, é pelo colo do útero por meio de um cateter, com a paciente em posição ginecológica, ou seja, deitada e com os joelhos dobrados. Há um balão na ponta deste cateter que é inflado dentro do útero para fixação da sonda, então o contraste é injetado. O raio-X não atravessa o contraste, e assim é possível ver a anatomia do útero e das tubas uterinas durante o exame. É comum que ao longo do exame, o médico peça para a paciente modificar sua posição, o que ajuda a distribuir melhor o contraste, fornecendo mais informações. 

Muitos dizem que a histerossalpingografia é desconfortável, mas tudo depende das condições e do material utilizado para a realização do exame. Existem sondas metálicas, com maior calibre, que tornam o procedimento mais desconfortável. Mas em locais que usam sondas feitas de material flexível e pequeno calibre, trazidas ao Brasil em 1994, o exame acaba sendo mais confortável. 

Uma dica muito importante: se seu médico passou esse exame para você não fique procurando depoimentos na net, cada organismo reage de uma, eu ouvi comentários bizarros que só serviram para me deixar com medo e muito nervosa. Dependendo algumas pessoas desistem de fazer o exame baseadas nos relatos que leem por aí!

Eu particularmente não senti nenhuma dor durante a realização do exame!!! Acreditem eu não senti nada!! O medico até brincou dizendo que eu fui agraciada por Deus, pois a maioria das mulheres diziam que estava sentindo uma dor insuportável, sendo necessário sedação para poder dá continuidade ao procedimento.

Meninas se vocês estão adiando esse exame por medo não façam isso, pois esse exame pode ser decisivo para o sucesso do tratamento de vocês. Façam o exame!! Bem, após esse exame descobri que tenho uma obstrução na trompa esquerda ocasionada por uma infecção urinária que minha GO anterior não deu a devida importância aos sintomas que eu vinha me queixando. Além do problema na trompa esquerda o orifício do meu colo do útero é inclinado para a direita.

Durante os exames de rotina que a especialista em reprodução humana solicitou descobrimos que o meu esposo tem varicoceles do lado esquerdo, um cisto de cordão também do lado esquerdo e alterações dos anticorpos da  tireoide (irei falar sobre isso em outros posts). 

Espero ter esclarecido um pouco os mitos que rondam esse exame!!

Bjus férteis!

algumas informações foram colhidas do site: http://www.minhavida.com.br/saude/tudo-sobre/17883-histerossalpingografia-exame-verifica-as-condicoes-do-utero-e-das-tubas

Um comentário:

  1. Bem meninas eu sou nova por aqui e venho compartilhar um pouco da minha luta,tenho26 e sou tentante a 5anos,porém de 3anos pra cá q comecei a procurar tratamentos há um ano e meio a traz tive q retirar meu ovário direito por conta de um cisto,mais o meu médico mim disse q ter um ovário só n era problema pra engravidar então continuei confiante,pouco tempo depois consegui meu positivo,porém estava descendo uma borra marrom escura e logo passou pra sangue bem clarinho ai como previsto após 2 messes perdi o meu presente mas valioso,aquilo acabou comigo pois eu ja tinha falado pra os familiares e amigos,meu marido estava radiante e derrepente tudo acabou,voltamos do zero novamente.ai vem a histerosalpingografia fiz porém estou preocupada pois o meu resultado deu:não conseguimos detectar a passagem do contraste para o abdômen. Se alguém saber o q significa isso por favor mim ajudem.fico muito feliz em ver esses depoimentos de vcs,pois mim dar mais força pra continuar lutando,pois tenho esperança e muita fé em Deus,e seu q minha benção está próxima em nome de Jesus. A TODAS NOIS TENTANTES"A LUTA E GRANDE MAIS A VITÓRIA E BEM MAIOR"BJS FIQUEM TODAS COM DEUS.

    ResponderExcluir