quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Importância do ácido fólico antes de engravidar



Quando o casal decide que esta na hora de ter um filho, após  sonhar como vai ser a  gestação,  é importante que a futura Mamãe tome alguns cuidados: 

  1. Faça exames para saber como esta a saúde do casal, para que não haja complicações para se conseguir uma gravidez;


  1. Marque uma consulta com seu(a) Ginecologista, ele(a) vai esclarecer as suas dúvidas e também saber se seu sistema reprodutor esta funcionando como deveria;

Quando você toma anticoncepcional por muito tempo o ideal é começar a tomar ácido fólico com uma antecedência de pelo menos três meses, esse também é o tempo que os hormonios do anticoncepcional leva para sair do seu organismo, caso você nunca tenha feito uso de anticoncepcionais você tera que esperar os três meses para que o ácido fólico haja em seu organismo.


Mas porque tomar ácido fólico é tão importante?

"O ácido fólico é um derivado da vitamina B, essencial para o desenvolvimento do feto. Os médicos não aconselham engravidar com o nível desta vitamina abaixo do normal. Pesquisas recentes indicaram que uma suplementação alimentar tomada no período pré-gestacional e até que se completem 12 semanas de gravidez diminui o risco de malformação do sistema nervoso da criança".

E o sistema nervoso da criança forma-se na concepção, como é muito dificil você descobrir o dia exato da concepção é importante iniciar tratamento com ácido folico três meses antes de engravidar, para que caso você tenha uma defiência dessa vitamina o tratamento possa reverter isso.

Se você ja estiver grávida e não estiver tomando ácido fólico comece a toma-lo até a 12 semanas de gestação.

Você vai evitar que seu bebê nasça assim


Vitamina reduz o risco cardíaco e de doenças psiquiátricas

Um estudo realizado pela Associação Americana do Coração, e publicado na revista Circulation, revelou que existe uma estreita relação entre o consumo de ácido fólico e a diminuição nos níveis de homocisteína, aminoácido sintetizado pelo organismo que, ao não ser bem metabolizado, converte-se em importante fator de risco para aterosclerose (placas de gorduras que bloqueiam as artérias). Junto com as vitaminas B6 e B12, o ácido fólico participa do metabolismo da homocisteína. Evidências epidemiológicas indicam que o excesso de homocisteína colabora para o aparecimento de doenças cardiovasculares e tromboses arterial e venosa, as quais podem se agravar e até acabar provocando um infarto. Segundo o estudo, o papel do ácido fólico vai mudando conforme as etapas da vida. Na idade escolar, a sua carência pode levar à anemia nutricional. Nos adultos mais idosos, como o ácido fólico tem efeitos sobre o sistema nervoso central, o baixo consumo dessa vitamina ou os baixos níveis podem agravar problemas neuropsiquiátricos.

Propriedades da vitamina

Funções:
divisão celular e transmissão de traços hereditários, formação e maturação dos eritrócitos e leucócitos.

Fontes: espinafre, vegetais de folhas verdes, fígado, levedo de cerveja, cenoura, gema de ovo.

Deficiência: diminuição do crescimento, anemia megaloblástica e outros distúrbios sangüíneos, glossites e distúrbios no trato gastrointestinal.

Excesso: interfere na ação farmacológica de drogas anticonvulsivas

Nenhum comentário:

Postar um comentário