quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Prolactina Alta

Bom dia Meninas,

Hoje vou falar sobre um hormônio que é produzido durante a gravidez e amamentação dificulta uma nova gestação.Para saber se o nível de prolactina esta alto é só realizar um exame sanguíneo em laboratório. Estou tentaando engravidar sem sucesso a exatamente 1 ano, fiz um exame de prolactina por conta própia e mostrei para minha GO, e para meu espanto a minha prolactina esta alta (58dn/ml), então ela receitou Parlodel 2,5 mg 1 comprimido 2 vezes ao dia.

Mas o que é prolactina? O que causa o aumento da prolactina? porque ela atrapalha engravidar?

Prolactina - é um hormônio secretado pela adenoipófise que estimula a produção de leite pelas glândulas mamárias e o aumento das mamas. O aumento de produção da prolactina provoca a hiperprolactinemia, causando nas mulheres alteração menstrual e infertilidade. No homem, gera impotência sexual por prejudicar a produção de testosterona e também o aumento das mamas (ginecomastia).



Prolactina alta causa infertilidade


A causa mais comum de hiperprolactinemia (aumento do nível sérico da prolactina fora da gravidez) é uso de medicamentos, em especial os anticoncepcionais orais combinados e as drogas antipsicóticas do grupo dos antagonistas da dopamina (principal neurotransmissor envolvido na inibição da secreção de prolactina). Adenomas secretores da hipófise, lesão da haste hipotalâmica (as quais impedem a inibição pela dopamina) e hipotireoidismo também são causas da síndrome. Ainda, a hiperprolactinemia faz parte da síndrome dos ovários policísticos.

A prolactina alta atrapalha engravidar, porque ele é o horminio liberado quando você esta grávida ou amamentando ele impede que haja ovulação para que não haja uma nova gestação. Por isso é importante fazer a medição de prolactina quando você esta tentando engravidar e não consegue, talvez sua prolactina esteja alta e seja por isso que você não consegue o seu tão sonhado Bebê. É muito importante que você não se automedique, caso sua prolactina esteja alta procure um médico que ele vai te indicar qual o tratamento certo para você

Bjus fertéis.

14 comentários:

  1. Muito boa as suas explicações... estou passando por isso agora, fazendo tratamento com Dostinex e ja teve uma grande diminuida na taxa antes com 51 e agora aos 21, continuando o tratamento. Desde abril na luta pra poder engravidar, na expectativa!

    ResponderExcluir
  2. Oi Obrigado pela explicação você me ajudou muito ah 9 meses parei de tomar anticoncepcional e ate hoje não conseguir engravida não tenho filhos e estou louca pra ter o meu 1° filho. Eu já estava desconfiando que poderia ser algum problema e agora eu tenho certeza amanhã mesmo vou fazer o exame de prolactina. Mas uma vez obrigado.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Também estou tentante, desde 18 de Novembro de 2012 parei a pílula e até agora nada, tenho secreção nas mamas tipo leite mesmo principalmente depois de menstruar, agora que li essa matéria vou marcar urgente com minha GO, obrigada.

    ResponderExcluir
  5. Eu também estou tentando engravidar a 1 ano sem sucesso, fui ao gineco e fiz diversos exames e um deles mostrou minha prolactina alta(49), vou começar o tratamento de dostinex na segunda e após isso espero ter meu 1º filho...obrigada!

    ResponderExcluir
  6. Ola faz 2 anos que venho tentando engravidar e nada então procurei meu gineco ele passou vários exames a minha prolactina deu 113,só que ele não passou nada pra baixar,mestruo normalmente,mas quase certeza o que me impedi engravida é essa prolactina alta. Por favor me ajudem o qe devo fazer.

    ResponderExcluir
  7. Oi, eu também estou nesta luta .... parei de tomar anticoncepcional há 1a e 2meses só que tem 5 meses que estou tentando pois antes evitavámos com camisinhas ... entao, desconfiei de uma nao gravidez e resolvi ir ao ginecologista, foi quando ele me pediu para fazer exame de sangue prolactina(prolactnemia) a primeira vez deu 56, a segunda vez deu 89,9, a terceira foi para 13,8 e a quarta foi para 36,1 ... com o parlodel 2,5mg e hoje eu giz um novo exame ... terei o resultado dia 7/01/14 ... já to ansiosa pelo resultado e muito vontade de engravidar ... entao, aguardar né !! Abraços !

    ResponderExcluir
  8. oi minha prolactina tbm deu alterada deu 43,75 meu go passou dostinex 2 comprimidos e deu uma quia para eu fazer o exame novamente mas tenho uma duvida depois que eu tomar o remedio posso refazer o exame ? sera que tem um tempo certo pra da resultado o exame .

    ResponderExcluir
  9. oi eu nunca tomei anticoncepcionais e nao conssigo engravida. eu sou casada a quase cinco anos e meu sonho engravida.. e eu nao sabia que tinha mendico especializado pa esses tipos de poblemas, eu estava indo no medico de minha cidade e nao ressouve nada. estou triste pois agora que vou comesar um novo tratamento com o ginicologista.

    ResponderExcluir
  10. Eu também nunca tomei anticoncepcional, sempre evitei com camisinha e há um ano e meio estou tentando sem sucesso. Meus primeiros exames e do meu marido foram todos normais, inclusive de hormônio e de prolactina. Mas hoje peguei resultado de novos exames e minha a prolactina deu aterada com quase 65, estou muito preocupada! Mas pelo que li e na primeira vez que fiz a enfermeira me pediu para ficar em repouso e o que fiz recente, não me pediram para repousar. Será que foi isso que deu alterada? Não tenho nemhum dos sintomas nem tomo medicamentos que podem ocorrer a alteração no exame. Ou estou grávida ou ainda estou com alteração na hipófise, a glândula que excreta o hormônio. O que me resta para tirar a dúvida é voltar ao GO ou ainda fazer um exame de gravidez!

    ResponderExcluir
  11. Meninas há 10 anos tive um aborto e desde então tenho leite e agora faz um tempo q tento engravidar sem sucesso, essa semana fiz exames e minha prolactina deu 33... hoje fi uma ressonância, sexta fico sabendo o que devo fazer, mas o meu médico nao é de falar e fico louca com isso, foi bom encontrar os comentários de vcs! Obrigada

    ResponderExcluir
  12. Oi...adorei o que escreveu!
    Minha Prolactina deu 32 e já comecei com o dostinex. Hoje tomei o segundo comprimido e diga-se de passagem eita remedinho caro. Fiquei muito triste quando soube porque me preocupo com a saúde. O problema é que nada de menstruação e estou com muitas dores nos seios e inchada. Fiz o Beta na quinta passada mais deu negativo e os sintomas continuam. Comecei a tomar o dostinex na segunda! Agora é aguardar..torcendo muito por nós. Beijos meninas Débora.

    ResponderExcluir
  13. Olá! Que bom encontrar esse espaço...
    Então há uns sete anos atrás percebi q saia um líquido estranho dos meus seios fui ao ginecologista e pra minha surpresa e sem ter a menor noção do q se tratava a minha prolactina deu muito alterada e fui encaminhada ao endócrino refiz a medição da prolactina e continuava alta porém nunca desconfiava q essa alteração pudesse impedir uma gestação. No entanto, os médicos aconselharam a evitar mexer nas mamas e ficar fazendo exames periodicamente. Em um relacionamento mais estável comecei a tomar anticoncepcional e parei já faz uns três anos e nunca consegui engravidar e agora procurando saber os motivos descobrir q é a alteração da prolactina. Estou com consulta marcada pra começar os tratamentos. Valeu!

    ResponderExcluir
  14. Bom dia, mto obrigado pela ajuda! Foi ótimo saber disso, agora fico mais tranquila e quem sabe logo logo meu nenem venha!!! Gde bjo

    ResponderExcluir