sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Investigação da infertilidade

Bom dia Meninas,

Chega uma hora na vida de tentante em que ja se passou muito tempo e ainda não conseguiu o objetivo do casal: que é a gravidez. Muitas vezes é necessário a realização de exames para detectar possíveis causas de infertilidade e qual tratamento deverá ser seguido para que as frustações acabem e também para que haja sucesso na gravidez.

Mas o que fazer para descobrir se sou infertil ou se o companheiro é ou se a infertilidade é causada por problemas do casal? Abaixo irei responder a esses questionamentos.

Ser mãe é um sonho da maioria das mulheres. Problemas hormonais, físicos e genéticos podem dificultar essa etapa da vida.
Atualmente, com a ajuda de profissionais e com o avanço da medicina na área da fertilidade e da reprodução humana, esse sonho passa a ser cada vez mais fácil de ser concretizado.
Segundo a Organização Mundial de Saúde, considera-se um casal como infértil quando após um ano de tentativas não ocorreu gravidez. Em um casal sem problemas de fertilidade, a chance de gravidez a cada mês é de 20%. Ao final de um ano de tentativas, 85% dos casais engravidam. Os demais podem necessitar de algum tipo de tratamento para conseguirem engravidar.
Nesse processo, considera-se necessário sempre o casal para a investigação, uma vez que as causas de infertilidade podem ser masculina, feminina ou de ambos.
As principais causas da infertilidade na mulher são os distúrbios hormonais que impedem ou dificultam a liberação do óvulo, alterações do muco cervical, a endometriose e problemas nas trompas, causados por infecções ou cirurgias.
A endometriose é uma doença onde as células do endométrio, o tecido presente no interior do útero, crescem fora da cavidade uterina, ao redor do útero e ovários. Está associada com infertilidade, pois pode levar a obstrução nas trompas, alterações nos ovários e dor pélvica.
Na investigação são realizados exames físicos, ginecológicos, hormonais, de trompas e útero, além da ultra-sonografia e da definição do período fértil e da ovulação. Com base nos resultados, indica-se o tratamento mais adequado, que pode ser desde o controle da ovulação até tratamentos cirúrgicos como a videolaparoscopia - técnica utilizada para diagnosticar a endometriose e corrigir problemas nas trompas – e a videohisteroscopia, cirurgia que permite corrigir problemas da cavidade uterina.
No homem, as principais disfunções de fertilidade são as alterações hormonais que causam ausência ou diminuição do número de espermatozóides ou alterações na sua forma ou movimento. Para investigação das causas, primeiramente solicita-se o espermograma. Outros exames podem auxiliar no diagnóstico, como dosagens hormonais, ecografia testicular e biópsia. Descoberto o problema, utiliza-se o tratamento mais adequado. Em grande parte dos casos apenas o tratamento hormonal permite ótimos resultados. O procedimento cirúrgico é necessário para casos de obstrução e varicocele. Na disfunção erétil, o tratamento pode ser tanto hormonal quanto cirúrgico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário