terça-feira, 22 de novembro de 2011

Dicas para aumentar a fertilidade

Tome o seu tempo para se sincronizar. Há uma maior chance de engravidar pouco antes ou depois da etapa da ovulação do ciclo menstrual. Se quer determinar esses dias, pode fazer um simples cálculo.
Se o seu ciclo durar 28 dias - a média feminina - e o seu primeiro dia de menstruação foi no dia 28 de dezembro de 2004, a provável data de ovulação é a 11 de janeiro de 2005.
Se o seu ciclo menstrual é de mais de 35 dias, menos de 21 dias ou irregular, você deve consultar o seu médico.

Coma melhor para poder engravidar. Cerca de 12% dos casos de infertilidade são resultado de mulheres que pesam muito ou pouco.
Coma mais frutas frescas e hortaliças, que lhe darão, com menos calorias, os nutrientes que o seu corpo necessita para engravidar.

Elimine o álcool, que pode ter efeitos nocivos à concepção e ao feto.
Os transtornos da alimentação, como anorexia, bulimia ou ingestão compulsiva podem prejudicar as probabilidades. As dietas muito rígidas ou excessivamente restritivas podem ser nocivas à fertilidade.

Dicas para aumentar a fertilidade



Inspire fundo e relaxa. O relaxamento é importante para a sua saúde e poderia ajudá-la a conceber.
Algumas mulheres afirmam que só ficaram grávidas quando aprenderam a relaxar. Embora não haja evidências sólidas de que o relaxamento leve à gravidez, aprender a relaxar servirá para diminuir o stress e a ansiedade.

Para começar, pode praticar actividades que ajudam a relaxar como: ioga, o tai chi ou meditação. Tente fazer um relaxamento muscular progressivo: contraia progressivamente um músculo e depois relaxe, começando pelos dedos dos pés e subindo, ou pela cabeça e descendo. Além disso, há técnicas específicas de relaxamento, como exercícios respiratórios.
Melhore a sua aptidão física. Há indícios de que o exercício moderado pode ajudar a engravidar, já que ajuda a reduzir a gordura corporal, que mantém uma clara conexão com as hormonas e a fertilidade. Cerca de 30% do estrogénio vem das células adiposas; logo, se há pouca gordura ou em excesso, pode-se alterar o equilíbrio hormonal, diminuindo as probabilidades de concepção. O exercício moderado e regular pode queimar o excesso de gordura, reforçando sua fertilidade, a sua saúde cardíaca e os seus níveis de energia.
Se não faz exercício regularmente, comece gradualmente para tentar fazer com que a actividade física se torne parte de sua rotina diária.
Depois, poderá adoptar uma rotina de exercício regular.

Trinta minutos ao dia, 4 ou 5 dias por semana, pode fazer uma diferença nos seus níveis de gordura.
Cuidado com os excessos, o exercício excessivamente vigoroso também pode afectar a sua fertilidade. Os exercícios de baixo impacto são ideais, como caminhada.
As melhores posições sexuais. Para ficar grávida, os espermatozóides devem ser depositados o mais próximo possível do colo uterino da mulher. Há certas posições sexuais que podem ajudar. Os especialistas recomendam evitar sexo em posições contrárias à gravidade, já que diminui a probabilidade de os espermatozóides chegarem ao colo do útero.
Evite fazer sexo sentada, de pé ou por cima do homem. Uma posição ideal é a do homem por cima da mulher, porque ela permite que a penetração seja mais profunda. Outro modo de aumentar a exposição do colo aos espermatozóides, é manter relações deitados, um ao lado do outro.

Há estudos que sugerem que o orgasmo feminino é importante, porque as contracções que o acompanham podem ajudar a levar os espermatozóides para mais perto do colo

Fonte: Agência EFE

Nenhum comentário:

Postar um comentário