sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Essa dica vai para as mamães que estão grávidas

Mitos e verdades da gravidez

Você escuta tanta coisa que fica sem saber no que acreditar. Guilherme Loureiro Fernandez, chefe do Setor de Medicina Fetal e do Departamento de Ginecologia e Obstetrícia da Maternidade Neomater, diz o que é conversa e o que deve ser levado a sério.

Quando o bebê é grande, precisa nascer de cesárea?

Mito. É claro que o peso do bebê às vezes influi na escolha adequada da via de parto, porém isso não é uma regra. É necessário antes fazer uma avaliação adequada da pelve materna (bacia) e também das condições psicológicas da gestante.

Depois de uma cesárea, não se pode mais fazer parto normal?

Mito. Após uma cesárea é recomendado, caso o parto transcorra por via vaginal, que se faça uso do fórceps, que em mãos experientes é uma importante ferramenta de auxílio. Porém, é verdade que a maioria dos obstetras prefere realizar cesárea se a paciente já passou por uma anteriormente.

Você precisa se livrar de seu gato se estiver grávida?

Mito. Os gatos de origem doméstica, que não circulam pelas ruas, têm uma pequena chance de transmitir a toxoplasmose. Se seu gato for "vagabundo", é melhor pesar o risco-benefício.

Não pode tomar nada diet durante a gravidez?

Meio mito, meio verdade. Não é bem assim, tudo depende da qualidade do adoçante utilizado. Informe-se com seu obstetra.

Barriga pontuda é menino, e espalhada é menina?

Mito. Não existe qualquer estudo que comprove tal afirmação, porém é algo muito antigo que diverte as grávidas nas conversas com amigas e familiares.

Carnes cruas, ovos e peixes não devem ser consumidos durante a gravidez?

Meio mito, meio verdade. Depende do estado imunológico da paciente ante determinadas infecções, como a toxoplasmose, que é transmitida por carnes cruas ou malpassadas e de origem não muito bem determinadas.
É preciso passar bucha nos mamilos para não racharem?

Verdade. Mas isso é muito antigo e causa dor. Hoje, há produtos à venda em farmácias que protegem os seios de possíveis rachaduras.

Pele de grávida mancha se ficar exposta ao sol?

Verdade. Principalmente para quem tem pele clara. Depois da gestação pode ser bem difícil remover essas manchas, por isso é importante o uso de protetor solar.

Se existir um risco preto na barriga, vai ter um bebê bem moreno?

Mito. Toda gestante tem um risco preto na barriga desde a púbis até quase o estômago, que se chama Linha Nigra. Quanto mais morena for, mais escura fica essa linha, pois ela decorre do depósito de melanina nessa região. Por isso, é bom evitar tomar sol na barriga durante a gravidez, porque isso dificultará o clareamento dessa linha depois do parto.

Seu cabelo voltará ao normal?
Verdade. O efeito da gestação nos cabelos é imprevisível. Algumas mulheres que têm cabelo liso ficam com eles mais ondulados. E vice-versa. E não adianta muito tentar tratá-los nessa fase, melhor aceitar a mudança. Depois do parto, você vai ter uma grande queda dos fios de cabelo, devido à baixa de hormônios. Mas, dentro de um ano, tudo deve voltar ao normal.

Cabeça feita

Colher informações, ser prática, trocar de médico, escolher o tipo de parto, preparar o quarto, o enxoval podem parecer tarefas fáceis - mas não são, principalmente para quem está grávida. A razão disso é que esse é um período muito delicado na vida da mulher, em que ela se defronta com os próprios conflitos infantis, conscientes e inconscientes. "Ela vive um estado fusional com o embrião e, com isso, uma remota e constante lembrança do próprio início de sua vida. É uma possibilidade de, vivenciando novamente essa fase, poder reparar o passado e compreender as necessidades do recém-nascido. Por isso, a gestante fica mais sensível a questões existenciais. A vinda do bebê a modifica muito, ela sai do papel de filha para entrar no lugar de mãe, e isso provoca um abalo em sua identidade", explica Ângela Clara Correa, psicóloga e diretora técnica da UNIRE (empresa de treinamento profissional que capacita babás e recreadores infantis, por exemplo), e mãe de Vinícius. Nessa reviravolta emocional, o pré-natal fará com que a grávida fique com os pés no chão, aja racionalmente, não se perca em fantasias. Há os exames que ela precisa fazer, as roupinhas que tem de providenciar, as vitaminas que deve tomar. Tudo isso ajuda a gestante a manter a "casa em ordem".

Fonte:  Revista Pais e Filhos Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário