terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Amamentação

Quando o assunto é amamentação sempre tem alguém com uma dica. Algumas boas e outras más, mas como filtrar todas as informações e tornar esse momento prazeroso? Buscar informacão é primordial para derrubar mitos e lendas, vivenciando a amamentação plenamente.
O corpo da mulher durante a gestação é preparado para amamentar e o bebê nasce com o instinto de sugar. Com algumas dicas, complementando a natureza esse momento será feliz e tranqüilo.
Qual o posicionamento adequado: num ambiente tranqüilo, acolhedor e com o bebê acordado, posicione-se da forma que achar mais confortável e se necessário use almofadas para o seu maior conforto.

Posicione a barriga do bebê de frente para a sua, assim o seu mamilo estará de frente para o seu bebê. Ele deve abocanhar não só o mamilo, mas toda a aréola, como a boquinha bem aberta, como um peixinho. A posição correta facilita a saída do leite e evita que o bebê engula ar, o que pode contribuir para cólicas;
Qual seio deve ser oferecido ao bebê:

Ofereça um seio e quando estiver vazio ou quase vazio, ofereça o outro. Caso o bebê mame pouco no outro seio e ainda permanecer leite, na próxima mamada ofereça esse último seio. Esvaziando os seios, o bebê saciará a sede (leite protéico) e ao final será saciado de fome (leite gorduroso). Oferecendo os seios, controlando sua quantidade, evita-se problemas de ingurgitamento das mamas, a produção e esvaziamento das mamas se equilibram e o bebê ganha peso adequadamente.

Quando interromper a amamentação coloque o seu dedo mínimo no canto da boca do bebê, essa entrada de ar interrompe a sucção permitindo que o bebê solte o mamilo sem feri-lo, evitando fissuras;Amamente sempre que o bebê quiser: Cada bebê possui o seu ritmo de mamadas e cada um faz o seu próprio horário, impor horários leva a desgaste mútuo;Não é necessário complementar a amamentação: Bebês amamentados não precisam de chás, água e leite artificial. O leite materno é completo nutricionalmente para hidratar e alimentar.

 Quando amamentados no seio, o bebê possui fome mais rapidamente se comparados com bebês alimentados por leite artificial, porque o leite materno é digerido com maior rapidez;Após a amamentação posicione-o em pé: nessa posição se ele ingeriu ar, arrotará e assim prevenirá cólicas;
Após a amamentação lubrifique os mamilos: passe o próprio leite nos mamilos, aréola e deixe-o secar, assim os mamilos se protegem contra fissuras;
Cuide-se saudavelmente: Alimente-se bem, ingira líquido e descanse sempre que possível. Evite bebidas alcoólicas;
Lembre-se, quanto mais o bebê mama, mais leite a mãe produz. Amamentar, doação de amor!

Denise Gurgel Barboza
Fisioterapeuta
CREFITO 34310-F

Nenhum comentário:

Postar um comentário