terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Nidação

Nidação é o momento em que, na fase de blástula, o embrião fixa-se no endométrio.

 Da Trompa ao Útero

O embrião e posteriormente o feto para sobreviverem têm que estar "ligados" à mãe durante todo o período em que vai decorrer a gestação. Por esta razão o embrião, ao mesmo tempo que se dirige da tuba uterina para o útero, para que este mantenha o endométrio em estado de desenvolvimento conveniente para o embrião, tem que continuar a receber hormonas ováricas, mas como a LH vai acabar por deixar de ser produzida devido ao retrocontrolo negativo, o próprio embrião produz a Hormona Gonadotrópica (HCG) que vai impedir a regressão do corpo amarelo e manter a produção de Progesterona e Estrogénios.

 A manutenção da produção destas hormonas continua a inibir o Hipotálamo de produzir GnRH e por consequência manter interrompido o Ciclo Éstrico (Ciclo Ovárico e Ciclo Uterino). Chegado ao útero, a zona pelúcida que envolve o embrião é destruída e este começa a crescer em virtude do fornecimento de nutrientes pelas glândulas do Endométrio.

O embrião então vai começar a afundar no Endométrio por ação de enzimas que liberta, digerindo literalmente as células do endométrio atingidas pelas referidas enzimas e nutrindo-se com os nutrientes resultantes dessa "digestão", sendo ao mesmo tempo envolvido por outras células em proliferação do endométrio — Nidação. Após este fenómeno começam a formar-se as estruturas embrionárias (Placenta, Cordão Umbilical, Saco Amniótico que vai conter o líquido amniótico que serve de protecção ao novo ser).

Por volta da 5ª semana a placenta passa a produzir ela própria os Estrogénios e a Progesterona para manter o endométrio, deixando de ser produzida a HCG o que leva à regressão do corpo amarelo.para o septo pelucido
O video abaixo mostra como ocorre a nidação:






Fonte: Wikipédia

Nenhum comentário:

Postar um comentário